Essa imagem chamou a minha atenção!

Chamaria a sua atenção também?

 

Hoje eu gostaria de compartilhar um situação que aconteceu há algum tempo.

Eu fui levar meu filho pra cortar o cabelo e do outro lado da rua estava uma obra que já tinha reparado nela várias vezes, mas como sempre passava de carro não dava pra registrar. Nesta ocasião, como estava a pé, foi possível o registro.

E assim, tirei essa foto…

Não é usual ver as formas de vigas e pilares em tantos pavimentos simultaneamente, concorda?

Quando fazemos o orçamento e planejamento da obra adotamos em média um jogo e meio de forma, para dar conta da execução do serviço e liberação da próxima frente de trabalho. Claro que isso pode variar um pouco e o tipo e qualidade do material adotados impactam no reaproveitamento e na necessidade de fabricar novos painéis.

Mas deixar a forma das vigas em praticamente todos os pavimento, além de um certo relaxamento do responsável mostra um claro desperdício de material.

Mas porque estou comentando isso?

Esse é um exemplo bem claro da importância do monitoramento e controle da obra para que seja possível uma avaliação da adequação do orçamento ao executato.

Se no final dessa obra ela apresentar um custo superior ao previsto, será possível dizer que o orçamento estava errado?

Ou se não apresentar um gasto superior ao previsto, não terá perdido uma excelente oportunidade de indentificar potenciais reduções de custos para as próximas obras?

Duas questões importantes:

– será que apropriaram os gastos corretamente nas etapas da obra para depois ser possível a análise de onde houve discrepância?

– será que a obra recebeu as premissas técnicas do orçamento para avaliar e usar como parâmetro na execução?

Essas são apenas duas, das muitas considerações sobre o assunto Orçamento x Execução e que constantemente surgem como dúvida dos profissionais.

Ainda existem as questões ligadas a planejamento, logísitca, fluxo financeiro, etc.. Mas o email ficaria grande demais.

E você, o que chamou sua atenção nessa foto?

Sucesso!

Top